sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tudo posso

"Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Me senti poderosa ao sair da minha última sessão terapêutica. E imediatamente esse versículo veio a minha mente. E, como um clarão repentino, fez muito sentido na minha vida.

Tudo posso NÃO quer dizer que você consegue TUDO o que quiser se tiver fé em Deus. Aquele velho exemplo: você não vai passar na prova se não estudar. NÃO tem propósitos materiais, até porque Paulo se vangloriava no texto desse versículo que tinha aprendido a viver contente em qualquer situação, fosse necessidade ou fartura. NÃO é um versículo que justifica o fim pelo meio. NÃO foi escrito para propósitos mesquinhos, para sentimentos maus e egoístas. Também NÃO foi escrito para os propósitos moralistas e fundamentalistas.

Há aproximadamente dois anos eu me encontrava perdida de mim mesma. Não sabia quem eu era, nem queria aceitar que eu poderia ser de verdade, o que eu eu realmente gostava de fazer. Perdida de mim e mergulhada na ansiedade, na insegurança, na baixa autoestima. Encontrei num comportamento compulsivo muito danoso, a fuga (errada) para desafogar a ansiedade e, com esse comportamento compulsivo, mergulhava ainda mais na perdição. Até que, comecei a terapia e trilhei um longo caminho de encontro consigo mesma.

E ontem, ao sair da última sessão, eu entendi o TUDO POSSO e até mesmo o NÃO POSSO (isso também é muito importante). POSSO não erradicar a ansiedade de dentro de mim, mas POSSO conviver bem com ela. POSSO ainda ser insegura, mas também POSSO aprender a lidar com isso. POSSO não ter o corpo perfeito nem sumir com meus defeitos, mas POSSO me amar do jeito que eu sou e ser feliz com isso e melhorar o que eu puder. POSSO não tomar as melhores decisões pra minha vida algumas vezes, mas POSSO entender que foi a melhor decisão que eu pude tomar naquele momento, com o que tinha e com o que eu sabia. POSSO não ter sempre dias felizes, mas POSSO não ser amarga por causa disso. POSSO ainda ter que conviver com meu comportamento compulsivo, mas também sei que POSSO exercer o autocontrole diariamente.

O que eu aprendo com tudo isso? Que eu POSSO, gente!!! E geralmente não é um "POSSO" fácil, mas é um "POSSO" sofrido, dolorido, cheio de altos e baixos (mais baixos que altos, às vezes), banhado por lágrimas de dor, de descrença, de desesperança, de vontade de desistir. E que leva tempo indeterminado. Um tempo que é diferente para cada pessoa. E não importa quanto tempo demore: eu POSSO, eu PUDE e continuarei PODENDO.

Eu POSSO superar o passado, eu posso reinventar o presente e posso sonhar o futuro. Eu POSSO viver bem com minhas falhas e complexidades, que eu POSSO ser eu mesma, que eu POSSO vencer o que mais me incomoda e me impede de seguir em frente. Eu POSSO me trabalhar e ser uma pessoa melhor. Eu POSSO vencer meus principais medos. POSSO não seguir os padrões de felicidade ditados pela sociedade: emprego estável, carro, casa, casamento e filhos. Mas eu POSSO ser feliz mesmo assim (E eu POSSO fugir de qualquer padrão imposto, ora diacho!).

QUE EU POSSO SER LIVRE!

LIVREEEEE! =D

E olha, arrisco a dizer que, depois de me encontrar, "encontrei" Deus de verdade. "Arrisco", porque é consenso que você primeiro encontra Deus pra depois se encontrar. Bem, não foi o que aconteceu comigo. Em 14 anos de vida com Deus, nunca, mas NUNCA MESMO, sem exagerar, minha espiritualidade foi tão viva, tão libertadora, tão simples. Deus sempre esteve no meu processo de "cura" o tempo todo, e à medida que eu fui trilhando o caminho de volta para mim, eu finalmente fui percebendo isso cada vez mais forte... Eu sabia, mas não sentia... Aliás, tenho convicção que a terapia foi o meio mais lindo pelo o qual eu "encontrei" Deus. Acredito que essa é a felicidade de Deus: que nós nos achemos!

Se eu sou uma pessoa resolvida? Ora, meus queridos, isso nunca vai acontecer! Cito Rubem Alves: "as únicas pessoas resolvidas que conheço estão no cemitério."
Virão novos medos, novas inseguranças, novos desencontros, dias ruins (daqueles que você quer sumir), planejamentos que darão errado, dias de TPM (hahaha), desentendimentos, chateações, perdas de pessoas queridas, novas revoltas (eu me revolto muito fácil com tudo, hahahaha). Faz parte do viver. FAZ PARTE DO VIVER. (Acho o importante o CAPS LOCK, porque aceitar isso ajuda a não sermos tão ingratos com a vida e tão amargos). Ser sábio é "saber sofrer, quando há razões para isso" (Rubem Alves, de novo). Mas agora eu sei que o sofrimento não precisa me afundar, não precisa me MANTER no fundo do poço (porque é inevitável chegar ao fundo do poço algumas vezes, mas você não precisa ficar lá).

Tudo passa. Dias bons e ruins. Que eu aproveite os dias bons e, nos dias ruins, que eu aprenda e tenha esperança e boa memória para lembrar do que aprendi nos dias bons.


"Às vezes há aviões dos quais não posso pular
Às vezes há mentiras que não funcionam
Agora somos os deuses das histórias, mas me diga
O que há, então, para reclamarmos?

Quando você está feliz como um idiota
Deixe isso te dominar
Quando tudo acaba
Você tem que aceitar

Oh esta tem que ser uma vida boa
Esta tem que ser uma vida boa
Esta realmente poderia ser uma vida boa, vida boa

Diga oh, tenho esse sentimento que você não pode combater
Como se a cidade estivesse pegando fogo essa noite
Essa realmente poderia ser uma vida boa
Uma boa, vida boa

Desesperadamente
Eu sinto que pode haver algo do qual eu vou sentir falta
Desesperadamente
Eu sinto que a janela fecha rápido demais
Desesperadamente
Eu estou tirando uma foto mental de você agora
Porque desesperadamente
A esperança é que temos muito mais para nos sentirmos bem"

Good Life - OneRepublic






Nenhum comentário:

Postar um comentário